Em abril de 1971, o presidente Srº Paulo José de Oliveira Vieira, em parceria com o Secretário de Educação, adquire um espaço para a escolinha no estádio Lourival Batista na sala nº 13, a qual foi inaugurada dia 27 de junho do ano em curso.
No mês de outubro em reunião com o secretário foi discutido a possibilidade de a entidade ser publicada no Diário Oficial do Estado e registrada no Conselho Nacional do Serviço Social.
Em 28 de Dezembro de 1971, o presidente eleito o Srº Cel. Juiz Gonzaga da Silva, recebe um terreno a titulo de doação do prefeito em exercício Exmo Cleovansóstenes Pereira de Aguiar.
Março de 1972 é regularizado a doação do terreno junto à prefeitura, assina convênio Cademe/ MEC/APAE, traçam a planta da nova APAE.
Agosto de 1972 acontece o registro definitivo da APAE, junto ao Conselho Nacional do Serviço Social e assina convênio com a LBA .
Dezembro de 1972, todos os diretores se reúnem para informar, outro terreno adquirido pela APAE na rua Enos Sadock com Dom Bosco. Acontece nova eleição na APAE, sendo eleita para presidir a Srª Carmem Aguiar Novaes.
Em abril de 1973 houve a filiação com a Federação Nacional das APAEs, com contribuição mensal de 15% dos lucros dos associados.
Em dezembro de 1973 acontece nova eleição, sendo eleita a Srª Maria dos Santos Carvalho.
Em fevereiro de 1980, a APAE se instala em sua nova sede, à rua Curitiba 379, Bairro Industrial, em continuo se percebe a necessidade de reforma dos Estatutos e Regimento Interno.
Dezembro de 1980 – Nova eleição, se elege o presidente o Srº Manoel dos Santos Carvalho,
Em maio de 1981 em conversa com o coronel Borba, ex presidente da Federação Nacional, hoje conselheiro da Funabem de adquirir um micro ônibus pela Funabem através da FEBEM do estado, nesse mesmo ano acontece a 7ª feira da bondade. No ano seguinte uma nova eleição e novamente é reeleito o Srº Manoel dos Santos Carvalho onde a APAE encontra-se com (14) quatorze meses de falta de pagamento de suas receitas, tendo que em 84 vender um terreno situado a rua Eno Sadock bairro Salgado Filho, para liquidar suas dívidas com as receitas e assim ter direito a todos os convênios.
O Srº Manoel dos Santos Carvalho se reelege para o biênio 1987/1988 e 1989/1990, por sua capacidade e determinação pelo que faz, presente na eleição 48 pessoas.
Nova eleição, sendo eleito o Srº Carlos Henrique da Paixão Morais para dirigir a Instituição de 01.01.93 a 31.12.94. Em 1995 reassumi o Srº Manoel Santos Carvalho, para presidir os anos de 1995 e 1996. Em abril de 1997 em edital no diário oficial convocam todos os associados para uma nova mudança no estatuto. Em 1997, convocação feita pela Gazeta de Sergipe, o presidente abre os trabalhos da noite pra introduzir mudanças no Estatuto da Instituição no artigo 1º onde diz que, não só os que estão na APAE, mas todos que necessitarem dos serviços da instituição será totalmente gratuito.
Obs: O registro do estatuto foi em 25 de janeiro de 1969 publicada no Diário Oficial do Estado no 10 de janeiro de 1969.
16 de março de 1998 – Triste noticia, falece o presidente da APAE o Srº Manoel dos Santos Carvalho, deixando uma imensa saudade por tudo que fez para todos que faz parte da família Apaeana.
Com o falecimento do Srº Presidente Manoel dos Santos Carvalho, em assembléia elegeu o Srº Carlos Henrique para presidir a Instituição 1999 à 2000.
Março de 2002, todos os diretores e pais são convocados a eleição para o biênio 2002/2004, relatando aos pais da dificuldade de manter o micro ônibus quanto aos custos dos reparos nas oficinas, pedindo maior participação de todos.
Em 24.05.2004 amenizada a crise, voltam às atividades. Nesse tempo aconteceu a campanha Adote uma pessoa especial e o Congresso Estadual das APAEs de Sergipe.
Em outubro do ano em curso acontece o 2º Simpósio de Prevenção de autoria da psicóloga da APAE Keysim Blohen.
Novembro de 2004, a coordenadora geral Anair Viana, funda a Escola Especial Manoelito Carvalho, reconhecida pelo Conselho Municipal de Educação, e fundada a Federação das APAEs no Estado de Sergipe.
Em 2005 acontece nova eleição, Sr Homero Silva Felizola se elege para biênio 2005/2007.
Em reunião com os diretores da Apae/Aju, Sr Fernando e a APAE de Campo Grande, foi criado o PPG (Programa de Proteção a Gestante), juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde, com isso foi fundado o laboratório IMASC (Instituto Manoel dos Santos Carvalho).
Durante 2009/2010 novamente a APAE entra em crise financeira com 7 meses de salário atrasado, continuando em funcionamento. Com isso em 2011 o Ministério Público através de um TAC Termo de Ajustamento de Conduta formaliza uma comissão de dirigentes, onde o Sr Renato da Silva Barreto é o Presidente.
Aracaju, 11 de julho de 2011.